Fernanda Baptista - Zé Maria (de Irene Isidro) - Video
PUBLISHED:  Aug 31, 2016
DESCRIPTION:
Esta gravação data de 1973 e pertence a um disco LP de 33 R.P.M. editado pela "Riso e Ritmo", dedicado às celebradas compilações das canções consideradas pelos peritos de "Melodias de Sempre", em que a Orquestra de Ferrer Trindade acompanha várias vedetas da música popular portuguesa na interpretação das referidas melodias.
Esta é uma das mais célebres de sempre, e um dos maiores sucessos da nossa música popular. Intitula-se "Zé Maria", uma obra musical produzida por Raúl Ferrão, sobre versos de José Galhardo, interpretada originalmente por Irene Isidro, celebrada actriz e vedeta do Parque Mayer, na revista "Loja do Povo", peça de teatro de revista de 1935, e que fala da história de uma mulher chamada Maria José, que guarda o seu gado, e viu partir para França o seu amado, de seu nome Zé Maria, aquando da 1ª Grande Guerra.
Mal a guerra acabou, ela foi esperar o seu Zé Maria, mas ele não veio, e desde esse dia, nunca mais regressou à sua terra. A razão de tal já se adivinha. Desde esse momento, ela vive a cantar e a chorar, dizendo sempre, numa esperança ilusória, que o seu Zé Maria há-de voltar de França, e há-de voltar para o seu lado.
O refrão reza assim:
"Dá-me um beijo
Zé Maria
Qualquer dia
Casarás
Eu tenho fé
Nesse dia, que alegria!
Lá está toda a freguesia
No casório da Maria
Mais o Zé!".
Esta canção foi o maior êxito da revista, e toda a gente saiu para a rua a trautear esta canção. Um ano depois, em 1936, Raúl Ferrão decidiu alargar o sucesso da mesma, e levou a composição para as Marchas Populares de Lisboa.
O celebrado poeta Gabriel de Oliveira escreveu a letra da Marcha de Alfama para esta composição, que foi gravada pela cantadeira Hermínia Silva. O sucesso foi tal, que os puristas do fado decidiram baptizar a composição com o nome de "Fado Marcha da Chita", e fizeram mais poemas para a composição em questão, entre elas "Xaile e Lenço", de Frei Hermano da Câmara.
Esta foi a primeira gravação da letra original, numa interpretação excelente e maravilhosa de Fernanda Baptista, a Maior Voz do Teatro de Revista.
Cinco anos depois, em 1978, Lucília do Carmo viria a regravar este grande sucesso de Irene Isidro para o LP editado pela "Trova", onde se encontram grandes sucessos como "Lá Vai a Rosa Maria", "Mãos do Povo", "Entrei na Vida a Cantar" e outros mais, que de vez em quando se ouvem com frequência na Rádio Sim.
Este registo foi reeditado em CD, na compilação "O Melhor dos Melhores - Melodias de Sempre: Vol. 1", editada em 12 de Junho de 1995 pela Movieplay, onde podemos encontrar 18 obras-primas da nossa música popular portuguesa, que se encontra actualmente à venda na CDGO, e que me foi oferecida genfilmente pelo meu grande amigo António Reis Silva, de Beja.
Espero que gostem.
follow us on Twitter      Contact      Privacy Policy      Terms of Service
Copyright © BANDMINE // All Right Reserved
Return to top