DAS MUSIKANTEN DUO - Osvaldo Lacerda : Brasiliana N. 8 - Terno de Zabumba ( Parte IV ) - Video
PUBLISHED:  Feb 19, 2011
DESCRIPTION:
O Duo Brasileiro Das Musikanten é formado pelos pianistas Talita Martins e Felipe Krelling.

OSVALDO LACERDA caracteriza-se por um refinado nacionalismo, fruto de extenso conhecimento das características da música brasileira, aliado ao sólido domínio das técnicas modernas de composição. Estudou composição em São Paulo com Camargo Guarnieri, o qual desempenhou papel determinante em sua personalidade como compositor. Em 1963 passou um ano nos Estados Unidos, como bolsista da Fundação Guggenheim, onde prosseguiu estudos de composição com Vittorio Giannini e Aaron Copland. Paralelamente à sua atividade de compositor, Osvaldo Lacerda atua no ensino da música, com ênfase em composição e teoria musical. Desde muito toma parte ativa na divulgação da Música Brasileira, havendo atuado na fundação e direção da Mobilização Musical de Juventude Brasileira, também na fundação da Sociedade Paulista de Arte da Sociedade Pró-Música Brasileira, de São Paulo, e do Centro de Música Brasileira em São Paulo. É também membro da Academia Brasileira de Música. Na composição, revela uma predileção pela canção de câmara, gênero no qual escreveu mais de cem obras, na maioria sobre textos dos mais representativos poetas brasileiros.

Nota Explicativa da Obra Brasiliana N.8 (1978):

IV - TERNO DE ZABUMBA: Segundo Mario de Andrade, "terno"é, genericamente, o mesmo que rancho, cordão, bloco."Terno de Zabumba" é um conjunto musical típico do Nordeste, que conforme a região, é também chamado "cabaçal", "terno de música", "banda de couro", ou "esquenta -- mulher". É constituído de dois tocadores de pífaros ( tipo de flauta primitiva, também chamada pífano , ou pife), um tocador de caixa ( pequeno tambor), e um de zabumba ( nome popular do bombo). O terno de zabumba toca música profana em festas e bailes, música religiosa em rezas, procissões e petições de esmolas.
No terno de Zabumba desta "BRASILIANA"a quatro mãos, o Autor procura sugerir, na parte da direita, os dois pífaros, e na da esquerda, o acompanhamento ( não tão percussivo, porem quanto no terno de zabumba folclórico).
follow us on Twitter      Contact      Privacy Policy      Terms of Service
Copyright © BANDMINE // All Right Reserved
Return to top