Boneca (Aldemar Paiva e José Menezes) Int. Claudionor Germano - Video
PUBLISHED:  Feb 23, 2014
DESCRIPTION:
Neste Carnaval de 2013, o selo de discos Mocambo estaria comemorando sessenta anos do seu primeiro lançamento. Tratava-se do disco 78 rotações trazendo os frevos Come e Dorme (Nélson Ferreira) e Boneca (Aldemar Paiva), este último gravado na voz de Claudionor Germano.
A inauguração da Fábrica de Discos Rozenblit, dirigida pelos irmãos José, Luís, Isaac Rozenblit, acrescido de um quarto sócio, Kurt Sonderman, só aconteceria em 18 de dezembro daquele ano de 1954, muito embora o primeiro disco já teria sido gravado com um ano de antecedência.
A unidade industrial da nova fábrica veio a ser instalada no bairro dos Afogados, na Estrada dos Remédios nº 855, e sob Mocambo foram surgindo em discos 78 (rotações por minuto) os mais importantes sucessos do nosso carnaval e da música regional, chegando aquela fábrica a estabelecer escritórios no Rio de Janeiro (Avenida Rio Branco nº 14), São Paulo (Praça das Bandeira nº 40) e Porto Alegre (Rua do Riachuelo nº 1252).
O primeiro lançamento com o selo Mocambo que viera a surgir no carnaval de 1953, tinha o nº 15.000, matriz nº 500, trazendo na face A o frevo-de-rua Come e dorme, de Nelson Ferreira, e na face B, o frevo-canção Boneca, com letra de Aldemar Paiva e música de José Menezes.
Na interpretação o cantor Claudionor Germano, orquestra e coro sob a direção do próprio Nelson Ferreira, e a gravação nos estúdios do Rádio Club de Pernambuco, na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, tornando-se grande sucesso do carnaval daquele ano e nos anos que se seguiram, sendo ainda hoje cantado nos salões e nas ruas.
Digam o que quiser
Tu és boneca
Brinquedo
Do meu coração
Fale quem quiser
És a boneca
De olhos cor de sonho
Vestida de ilusão
És a boneca bonita
De tranças compridas
Olhando prô chão...
És a boneca adorada
Da loja encantada
Do meu coração.
Neste primeiro disco despontam, além do veterano Nelson Ferreira (1902-1976) responsável pela direção da orquestra e arranjos, os nomes de Aldemar Paiva (1925), que vem depois alcançar sucesso com Saudade, gravado por Alcides Gerardi, e Frevo de Saudade, este parceria com o próprio Nelson Ferreira, e o de José Menezes (1923), já famoso pelas gravações de Freio a óleo (RCA 80075-b/1950) e Baba de moça (Continental 16661-a/1953), gravados respectivamente pelas orquestras de Zacarias e de Severino Araújo, além do próprio Claudionor Germano que veio a se tornar o mais importante voz do frevo pernambucano.

fonte: http://www.luizberto.com/esquina-leonardo-dantas-silva/o-carnaval-da-mocambo
follow us on Twitter      Contact      Privacy Policy      Terms of Service
Copyright © BANDMINE // All Right Reserved
Return to top