POP DELL'ARTE

Location:
LISBOA, Po
Type:
Artist / Band / Musician
Genre:
Other
Site(s):
Label:
Ama Romanta - Bloop Records - Difference
MySpace Layouts



2010 é o ano que marca o regresso dos Pop Dell’Arte aos discos de originais!
A edição de Contra Mundum (14 de Junho 2010) é a celebração de 25 anos duma carreira invejável, cujo reconhecimento da importância da banda tem sido notório ao ponto de estar sempre presente nas listas dos melhores álbuns portugueses de sempre ou das décadas respectivas da música portuguesa!
8 anos depois de editar o EP So Goodnight (último registo de originais), Contra Mundum é o quarto álbum de originais dos Pop Dell’Arte! Esta é uma edição de luxo, limitada e numerada, um objecto de colecção, que incluiu um booklet de 24 páginas ilustradas e um poster de face dupla.
Gravado ao longo de 2009, no estúdio Golden Pony, com a gestão sonora e técnica de Eduardo Vinhas. Contra Mundum conta ainda com a colaboração do trompetista britânico Simon White em dois temas do álbum, mais exactamente, em Slave For Sale e Diary Of A Soldier (I Saw You Dancin’) enquanto Rui Vargas empresta a voz por uns momentos em Slave For Sale.
A edição de Contra Mundum está prevista para o dia 14 de Junho, após um ano em que a banda esteve fechada em estúdio sem ter feito nenhuma aparição ao vivo.
Além de João Peste, Zé Pedro Moura (da formação inicial) e Paulo Monteiro (membro da banda desde 1993), a actual formação da banda lisboeta conta ainda com Nuno Castedo e Eduardo Vinhas.
Em Maio de 2007, ano que marca duas décadas da data de lançamento do máxi-single "Querelle", a Bloop Recordings lançou uma reedição comemorativa do disco que conta com a versão original de "Querelle" no lado A e com uma versão re-editada pelos belgas The Glimmers, "Querelle (The Glimmers New Beat Flash Card version)", no lado B. Essa edição coloca os Pop Dell'Arte, no Verão de 2007, uma semana em 1º lugar de vendas da Juno.co.uk, uma das principais lojas online de venda de discos. Com distribuição europeia e destaque nas principais lojas de vinil (Picaddily em Manchester, por exemplo), foi também incluído no podcast de Tim Sweeney da DFA em Nova York.
As suas últimas edições discográficas foram internacionais: o máxi "Adonis presents Pop Dell'Arte", editado pela Mathematics (editora norte-americana de música de dança), que contém ainda a remistura de Steve Poindexter para Querelle e a versão dos The Circles para "2 Far Gone".
A banda promete regressar aos palcos estando já previsto um concerto de apresentação de Contra Mundum no Cinema Nimas, num evento que contará também com a participação do Jorge Ferraz Trio e a exibição de algumas obras de cinema independente de autor (Ruediger Neumann e Gabriel Abrantes).
“(…) uma nova cultura, alternativa, começava a ganhar corpo e forma. E nos Pop Dell' Arte encontrou não só determinantes protagonistas, mas também uma das mais marcantes bandas sonoras de afirmação de inquietude artística, visão pop e invulgar capacidade em cruzar meios, linguagens e universos.
(.) os Pop Dell'Arte que se estrearam em disco em 1986 com o máxi-single Querelle, peça fulcral na construção das fundações de uma identidade artística feita de uma colecção de referências muito próprias, e que acabou por ser de importância maior na inscrição inevitável de um espaço musical alternativo no Portugal de então.
(.) O grupo vincou as promessas de Querelle e registou a sua patente estética ao editar, em 1987, o single Sonhos Pop e o soberbo álbum Free Pop. Este último não só é tido como um dos mais importantes discos do Portugal musical de 80, como é palco de evidências de uma atitude artística de abertura e assimilação de correntes captadas nas letras, nas artes visuais, da colagem à citação, e representou uma das primeiras experiências de construção de loops na música feita em Portugal.”
Nuno Galopim, Dezembro 2005 (booklet POPlastik 1985-2005)
0.02 follow us on Twitter      Contact      Privacy Policy      Terms of Service
Copyright © BANDMINE // All Right Reserved
Return to top