Opanijé

Location:
Salvador, Bahia, Br
Type:
Artist / Band / Musician
Genre:
Rap / Hip Hop / Afro-beat
"Uma boa surpresa foi o grupo de rap baiano Opanijé,. Segue a linha engajada com canções que exaltam a negritude(.)A sonoridade inclui candomblé, berimbau e até um sampler de Geraldo Vandré."
Jamari França – Jornal O Globo On Line, Rio de Janeiro
"Rappers do Opanijé trouxeram sopros de novidades ao Hip Hop, com seu conjunto de percussão, adicionando batucadas de referências baianas ao palavreado dos MCs. Ainda pouco conhecidos fora da Bahia, dialogaram bastante com a plateia, que cantava as músicas do grupo."
Paulo Floro – JC OnLine, Recife
"Os rappers baianos do Opanijé se apresentam , fazendo o público que lota o local onde ficava o Clube Português dançar com bases eletrônicas cheias de groove."
Fábio Rigobelo – Portal R7



"Outra batida, outro estilo, mas no rap do Opanijé o sotaque baiano também entra na receita. Não só nas rimas, mas na parte instrumental também"
Roberta Martinelli – TV Cultura SP



Opanijé
O grupo de RAP Opanijé (Organização Popular Africana Negros Invertendo o Jogo Excludente) surgiu no final de 2005, tendo como integrantes, Lázaro Erê (voz e letras), Rone Dum-Dum (voz e letras) Dj Chiba D (toca-discos) e Zezé Olukemi (percussão. Com a proposta de fazer um estilo próprio de RAP, com letras que exaltam a cultura negra e a ancestralidade africana, a banda une o que há de mais moderno nas tendências musicais, como: samplers, efeitos e batidas eletrônicas ao que temos de mais tradicional na cultura afro-baiana, como o uso de berimbaus, instrumentos percussivos e cânticos de candomblé.
No currículo do grupo Opanijé já podemos destacar participações no carnaval ao lado do rapper paulistano Thaide, bem como a abertura do projeto "Soletrando Atitudes" no Colégio Estadual João das Botas, tocando com o rapper carioca B. Negão, participação em eventos como o "Pelourinho na Rota da Rima", dividindo o palco com o consagrado grupo Z'África Brasil e eventos de destaque internacional como o Blackitude+Zumbi, no pátio do ICBA (Corredor da Vitória - Salvador) onde o grupo tocou com os Rappers Haitianos Vox Sambou e Diegal do grupo Nomadic Massive, radicado no Canadá e O Festival Hip Hop Zumbi com a presença dos norte-americanos Nobody Famous e Dj Bobbyto. Vale destacar também a participação do grupo no VIII Mercado Cultural, evento que contou com a presença de artistas nacionais e internacionais consagrados como Jardes Macalé, Orquestra Rumpilezz, Emerson Taquari, Miquel Gil (Catalunha), Rajery (Madagascar) La Revuelta (Colômbia) Percadu (Israel) entre outros. Podemos destacar também o evento InterRAPción en Preto e Blanco realizado na comunidade do Candeal em parceria com os artistas espanhóis Dj Pache, Bako, Le Flaco, El Hombre Viento e Subsuelo, a mini-turnê realizada em setembro de 2009, onde o Grupo dividiu o palco com o Rapper GOG em três cidades baianas (Alagoinhas, Lauro de Freitas e Salvador) e a participação no Projeto Conexão Vivo onde o grupo dividiu o palco com os convidados Thaíde e B.Negão, arrancando aplausos da platéia que lotou a praça Wilson Lins, no bairro soteropolitano da Pituba. Atualmente, o grupo Organiza o projeto D'Áfricas HipHop onde quinzenalmente se apresenta, juntamente com convidados, no Sankofa African Bar pelourinho. No mesmo espaço, o Opanijé participa também do Sarau Bem Black, organizado pelo Coletivo Blackitude – Vozes Negras da Bahia semanalmente, às quartas-feiras. Fora do circuito baiano o grupo participou em agosto de 2009 da Feira da Música em Fortaleza-CE, um festival que acontece anualmente na capital cearense e que reúne grandes nomes da música de todo o Brasil.
0.01 follow us on Twitter      Contact      Privacy Policy      Terms of Service
Copyright © BANDMINE // All Right Reserved
Return to top