Letícia Coura

 V
Location:
São Paulo, BR
Type:
Artist / Band / Musician
Genre:
Other / Tropical
Site(s):
Label:
Dabli..; Traumton; Rob Digital; Atra..ão
Type:
Indie
Myspace Layouts - Myspace Editor - Image Hosting



Letícia Coura é cantora, compositora e atriz. Gravou seu primeiro disco com a banda O Grande Ah!., de Belo Horizonte (MG) “1989”. Em 93, já em São Paulo, montou o show “Conversa de Botequim”, centrado em composições de Noel Rosa, com o qual se apresentou na Espanha e Itália. Em 96/97 lançou seu primeiro cd solo, “BAM BAM BAM” (Dabliú Discos), com composições próprias e de autores como Pixinguinha, Lupicínio Rodrigues e Monsueto Menezes. Ao lado do pianista Beba Zanettini gravou o cd “Letícia Coura canta Boris Vian” (Dabliú Discos/2000), com versões suas em português para canções do poeta francês. Com este repertório e poemas de Boris Vian montou com o ator Ivam Cabral o pocket show cabaré de mesmo nome, com direção de Rodolfo García Vazquez.



Participou ainda dos cds “Circo” (Gravadora Atração), com o grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões, “Afoxé Loni” e “Nadador”, de Dudu Tucci, “Bum Bum do Poeta” (Natasha Records), de Beatriz Azevedo, e “Mariantivel”, da banda O Grande Ah!.



Em 2002 gravou o cd revista do samba em Berlim, Alemanha, lançado no mesmo ano na Europa pela Traumton Records e em 2003 no Brasil pela Rob Digital.

Com o trio, formado por Beto Bianchi no violão, Vítor da Trindade na percussão e Letícia na voz e cavaquinho, tem se apresentado com freqüência no Brasil e em vários festivais da Europa e Estados Unidos. Em junho/julho de 2005, lançou em tournée por Israel, Áustria, Alemanha, França e Itália, o segundo cd do revista do samba, “Outras Bossas” (Traumton Records). Com o revista do samba, juntamente com o Teatro Oficina e o Movimento Bixigão, desenvolveu durante 2005 e 2006 o projeto Revista Bixiga Oficina do Samba, patrocinado pela Petrobrás, que reuniu a realização de pesquisa dos sambas compostos e cantados no bairro do Bixiga, gravação de um cd, produção de um songbook popular (revista de sambas) e vídeo-documentário, lançados em temporada de shows no teatro Oficina e outros locais de São Paulo, capital e interior, e Rio de Janeiro (teatro Rival Petrobras) ao longo de 2006. Participou ainda com o trio, como únicos representantes brasileiros, do World Performing Arts Festival, em Lahore, Paquistão, em novembro de 2006, e dos festivais Mawazine e Festival des Musiques du Désert, Marrocos, em maio 2007, Coffee Festival e All Brazilian Stars, na Coréia do Sul em 2009, além de festivais na Suíça, Noruega, Guadalupe, Itália e França.

Com o Revista do Samba desenvolveu ainda trabalho de parceria com a banda francesa Tante Hortense, dentro da programação do Ano da França no Brasil, com shows em São Paulo e a gravação de um cd a ser lançado na França e no Brasil em 2010.



No teatro participou dos espetáculos “Bacantes” e “Ham-Let”, do teatro Oficina, direção de José Celso Martinez Corrêa, “I Love” e “Vox Populi”, direção de Beatriz Azevedo, como cantora e preparadora vocal. Como compositora, atriz a cantora, participou de “Ópera Urbana Zucco”, baseada na obra de Bernard-Marie Koltès, que também traduziu. Fez a direção musical de “Retábulo da Avareza, Luxúria e Morte” com Os Satyros, e das oficinas d”O Fantasma do Circo”, de Verônica Tamaoki, onde também atuou.



Participou de 2002 a 2007 na montagem de Os Sertões no Teatro Oficina, direção de José Celso Martinez Corrêa, como cantora, compositora, atriz e preparadora musical do coro. Por este trabalho recebeu, ao lado de outros compositores, o Prêmio Shell São Paulo de Música pelo espetáculo A Terra em 2003 e foi indicada no ano seguinte ao Prêmio Shell SP na categoria especial por seu trabalho de percepção musical e preparação do coro em O Homem – 1ª. Parte. O espetáculo Os Sertões, super-produção composta de cinco partes, 26 horas ao todo, e criada por uma equipe de aproximadamente cem pessoas entre técnicos e artistas de diversas áreas, abriu a temporada 2005 do teatro Volksbühne, em Berlim, tendo participado anteriormente do Festival Internacional de Teatro de Recklinghausen, também na Alemanha, em 2004, e do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, SP (2002/2003). Em 2007 foram gravados os dvds das cinco peças no teatro Oficina em SP, e o grupo viajou em turnê pelo Brasil, apresentando-se em Salvador, Recife, Rio de Janeiro (Festival RioCenaContemporânea), Quixeramobim (Ceará) e Canudos (Bahia), com transmissão ao vivo pela internet. Com o Oficina apresentou ainda os espetáculos Cypriano & Chan-ta-lan, de Luís Antônio Martinez Corrêa (2008), O Banquete, de Platão, adaptação e direção de Zé Celso (Croácia, Rio de Janeiro e São Paulo 2009), e Cacilda!!, com estréia no Rio de Janeiro em setembro 2009.



Vem se apresentando com freqüência em São Paulo, outros estados e países com diferentes artistas: com a banda Comadre Fulozinha (violão, cavaquinho e vocais), com Adriana Capparelli, e com ela ao lado da banda alemã Schnaftl Ufftschik (violão, cavaquinho, voz e compositora), e com seu trabalho solo.



Em 2005/2006 apresentou ainda a coluna “revista do samba”, inserção semanal integrante do programa Vozes do Brasil, de Patrícia Palumbo na Rádio Eldorado de São Paulo, onde apresentava e comentava um samba brasileiro, trazendo informações sobre o compositor, intérprete, gravação, contexto e curiosidades. ********************************************************************************************************************************



Singer, composer and actress. By the end of the eighties and beginning of the nineties Letícia toured in Switzerland, France, Germany, Spain and Italy, accompanied by musicians of different countries. In São Paulo since 1991, she released her first cd solo “Bam Bam Bam” in 1996/97, and together with the pianist Marcelo Zanettini she recorded the cd “Letícia Coura canta Boris Vian”, both released by Dabliú Discos. Since 1999 created the trio Revista do Samba, and released the first cd by Traumton Records, presenting in many festivals in France, Germany, United States, Andorra and Brazil. In 2004 she recorded the second cd with revista do samba, Outras Bossas, released it in a tour (june/july 2005) passing by Israel, Austria, France, Germany and Italy. During 2005/2006 she worked in the project “Revista Bixiga Oficina do Samba”, to research the samba produced in the center region of São Paulo, which resulted in a cd, a songbook, and a video-documentary, released at Teatro Oficina, São Paulo. With revista do samba performed as well in festivals in Pakistan (World Performing Arts 2006), Morocco (Festival Mawazine and Festival des Musiques du Désert 2007), and South Korea (Coffee Festival and All Brazilian Stars 2009)

In theater took part at “Bacantes” and “Ham-Let”, mise-en-scène of José Celso Martinez Corrêa at Theater Oficina, as actress/singer and vocal preparation of cast. She translated “Bernard-Marie Koltès” to the Portuguese, and acted at “Ópera Urbana Zucco”, mise-en-scène of Beatriz Azevedo, Prix Estímulo for Researchers of Scenic Language in São Paulo (1995). With the group Satyros, made the musical direction of “Retábulo da Avareza, Luxúria e Morte”, mise-en-scène of Rodolfo Garcia Vazquez. Working in “Os Sertões” from 2002 to 2007 as singer/composer and actress, received with other composers the prix Shell Of Theater, cathegory Music 2003, and was indicated to the same prix, cathegory special, in 2004. With Teatro Oficina participated on the plays Cypriano & Chan-ta-lan (2008), mis-en,scène of Marcelo Drummond, and O Banquete (Croatia, RJ and SP 2009) and Cacilda!! (RJ and SP 2009), mis-en-scène of José Celso Martinez Corrês.
0.02 follow us on Twitter      Contact      Privacy Policy      Terms of Service
Copyright © BANDMINE // All Right Reserved
Return to top