Trio Esperança: Olhando para o céu (Sukiyaki) - Video
PUBLISHED:  Nov 29, 2008
DESCRIPTION:
"Olhando para o céu", uma versão de Romeo Nunes para a canção composta por Rokusuke Ei e arranjo de Hachidai Nakamura, é um dos primeiros sucessos do Trio Esperança, formado pelos irmãos Mário, Regina e Evinha. Pertence a mesma família dos não menos talentosos Golden Boys, grupo vocal constituído pelos irmãos Roberto, Ronaldo e Renato Correa, e um primo (Valdir Anunciação, que faleceu em 2004). Gravada originalmente em 1961 por Kyu Sakamoto, falecido aos 43 anos em 1985 no maior acidente aéreo da história do Japão (foi uma das 520 vítimas do vôo 123 da Japan Airlines), a música deve ser a canção japonesa que fez mais sucesso no Brasil, ao lado de "Kokoro no Niji", interpretada pelo grupo Os Incríveis, "Sayonara", também registrada pelo conjunto e pela cantora e apresentadora Rosa Miyake, além de "Saudade de você", versão de "Kimi Koishi", sucesso de Frank Nagai, na voz da cantora Martha Mendonça (esposa do saudoso Altemar Dutra).

Nenhuma delas, porém, alcançou sucesso tão grande como "Olhando para o céu", registrada em CD até pela cantora Daniela Mercury e gravada no Japão como "Ue o Muite Arukoo", mas que ficou mundialmente conhecida como "Sukiyaki". Isso porque quando uma versão instrumental foi lançada na Inglaterra em 1963, a gravadora achou que ficaria complicado divulgar com o nome japonês e optou pela troca, muito mais sonoro e fácil de lembrar. A estratégia deu tão certo que esse nome teve que ser adotado quando o álbum de Kyu Sakamoto foi lançado nos Estados Unidos.

No Brasil, o Trio Esperança a gravou no seu primeiro LP, intitulado "Nós somos sucesso", em 1963, uma vez que no ano anterior os cantores mirins sacudiram o Brasil com "Filme Triste" e "O passo do elefantinho". Nesse LP, já relançado em CD, também se destacaram "Bolinha de sabão" e "Ensinando a Bossa Nova". O sucesso do trio o credenciou a participar do programa Jovem Guarda, apresentado por Roberto Carlos, ao lado de Erasmo Carlos, Wanderléa, Renato e seus Blue Caps, Martinha e outros, incluindo os Golden Boys. Nesse período, emplacou outros sucessos, como "Festa do Bolinha", "Gasparzinho", "O retrato", "A tartaruga", "Eu bem dizia", "Udi Udi pica-pau", e tantas outras.

Em 1968, Evinha deixou o grupo e passou a atuar sozinha com o mesmo êxito, e foi substituída por outra irmã, Marisa. O trio manteve o sucesso até meados dos anos 70, com destaque para "Arrasta a sandália" e "O meu time é a alegria da cidade" (quem não conhece o refrão "É gol, que felicidade, o meu time é a alegria da cidade"?). Mais tarde, com a saída de Mário, Evinha - após bem-sucedida carreira internacional - voltou a integrar o trio, cujas componentes residem na Europa e continuam na ativa.

Acompanhe, agora, a letra de "Olhando para o céu":

Olhando para o céu
Eu sigo a caminhar
Onde estará meu amor
Em que estrela está
Todo esse bem que eu perdi
E que em vão tento encontrar.

Olhando para o céu
Estrelas me dirão
Que é bom sonhar
Ter alguém, que sonhar faz bem,
E até no céu fazem par
Os meus sonhos e os seus.

Há no meu olhar uma lágrima triste
Que não quer deixar
Que eu me esqueça de alguém
E eu sigo a caminhar
Tentando não chorar
Quero encontrar numa estrela
Esse alguém, meu bem
Que eu tanto amei, que se foi
E que um dia há de voltar.
follow us on Twitter      Contact      Privacy Policy      Terms of Service
Copyright © BANDMINE // All Right Reserved
Return to top