LEIO EM TEUS OLHOS - LUCILIA DO CARMO - Video
PUBLISHED:  Jan 01, 2013
DESCRIPTION:
LUCILIA DO CARMO E CARLOS DO CARMO
LEIO EM TEUS OLHOS
DISCO: FADO EM TOM MAIOR -- 2011
LUCILIA DO CARMO E CARLOS DO CARMO
Leio em teus olhos
Que o nosso amor está cansado
Leio em teus olhos
Recordações do passado
Leio em teus olhos
Que já não sou nesta hora
O que fui p?ra ti outrora
Leio em teus olhos

O amor de alguém é inconstante
Logo que ele vem, vai num instante
Vê lá se o teu não está já muito diferente
Continua igual ao meu, como ele era antigamente

Link: http://www.vagalume.com.br/lucilia-do-carmo/leio-em-teus-olhos.html#ixzz2GkoVcLJ1
Lucília Nunes de Ascensão do Carmo (Portalegre, 4 de Novembro de 1919 - Lisboa, 19 de Novembro de 1998) foi uma célebrefadista portuguesa, mãe de Carlos do Carmo.
Aos cinco anos, juntamente com a sua família, chefiada por seu pai Francisco, estabelece-se em Lisboa.
A sua estreia como fadista aconteceu no Retiro da Severa, no ano de 1936, quando apenas contava 17 anos, na presença dos proprietários e empresários das mais típicas casas de fado de Alfama, Bairro Alto e Mouraria, tipicamente os três bairros fadistas deLisboa. A sua presença em palco e voz captaram as atenções do público e o reconhecimento veio rapidamente.
Casada com Alfredo de Almeida, em 1939, nasce o seu filho Carlos do Carmo que, influenciado pela sua mãe, mais tarde se tornaria num grande fadista, com uma bem sucedida carreira nacional e internacional.
Em 1947, dois anos depois do fim da Segunda Grande Guerra, abriu a sua própria casa de fados, chamada Adega da Lucília, que mais tarde mudou o nome para O Faia. A casa, onde actuava frequentemente, localizava-se no Bairro Alto, em plena Rua Barroca. Atraiu para o local alguns dos seus amigos, como Alfredo Marceneiro e Tristão da Silva. Ary dos Santos, que frequentava O Faia, disse da fadista «Lucília do Carmo é, quanto a mim, um clássico do fado!» [1].
Retirou-se durante cinco anos das rodas culturais lisboetas, e partiu para o Brasil. Após o seu retorno realizou algumas digressões no estrangeiro, mas poucos discos gravou.
Entre os seus êxitos contam-se Leio em teus olhos, Foi na Travessa da Palha, Maria Madalena, Não gosto de ti, Preciso de te ver,Senhora da Saúde, Olhos garotos, Antigamente, Tia Dolores , Loucura , Zé Maria, Lá vai a Rosa Maria.
Na década de 1980, retirou-se da vida artística. Indubitavelmente, uma dama do fado corrido, tida como uma das melhores vozes do fado. Faleceu em Lisboa, em 1999.

No regresso a Lisboa depois de uma estadia de vários anos no Brasil, Lucília do Carmo resolveu abrir a sua própria casa de fados, que começou por ser a Adega da Lucília, no Bairro Alto, antes de o seu marido, Alfredo de Almeida, achar o nome um tanto difícil de pronunciar pelos turistas estrangeiros. Criou-se assim o Faia, em cuja direcção se manteve durante várias décadas, enquanto o seu filho - Carlos do Carmo - se transformava igualmente num emérito cantor e fadista.
"Fado Lisboa - An Evening At The Faia", o disco que agora de edita pela primeira vez em CD, é o único ponto de encontro, em termos de obra gravada, da carreira destes dois grandes fadistas.
Para lá das palavras encontra-se o trinar da guitarra portuguesa. Nas mãos de Jaime Santos este instrumento atinge a sua forma de expressão perfeita.
(Vídeo de Antônio Augusto dos Santos, Antônio Bocaiúva, antaugsan, Divinópolis, Bocaiúva, MG, - Fotos da Internet -- Em 1/1/2013)
follow us on Twitter      Contact      Privacy Policy      Terms of Service
Copyright © BANDMINE // All Right Reserved
Return to top