BANDA BLACK RIO_Série Aplauso_ALBUM FULL - Video
PUBLISHED:  Aug 08, 2014
DESCRIPTION:
”Samba é 2/4. Soul é 4/4. Você soma dois compassos 2/4 e dá 4/4, então tudo bem, tem a ver”. As palavras (e os cálculos) são do saudoso Oberdan Magalhães, saxofonista classe A e fundador da Banda Black Rio, numa entrevista dada em 1978, quando tentou explicar, literalmente por A mais B. o revolucionário som do grupo. Os números, claro, não mentem. Mas eles não dizem tudo. Afinal, como medir o impacto da fusão promovida pela Banda Black Rio, capaz de unir o balanço da samba, o groove do soul (e de seu irmão mais selvagem, o funk) e a musicalidade do Jazz? Simples. Use o tempo como referência. E confira com seus próprios ouvidos. Quase vinte anos depois do lançamento do seu primeiro disco (Maria Fumaça), o som da Banda Black Rio continua atual, como se tivesse sido produzido hoje, em tempos de acid jazz e world music. Uma bolacha - não era assim que se falava na época? - da Black Rio vale ouro nas lojas antenadas de Londres e arredores. É música sem prazo de validade, cujo laboratório começou nos anos 60, com o grupo Impacto 8, onde Oberdan – primo de um dos fundadores da Império Serrano – e colegas como Raul de Souza e Robertinho Silva, começaram a traçar com a mesma disposição, jazz e soul ( o samba vinha naturalmente, de berço, de sangue). Baile após baile (de subúrbio), as fusões acabaram se aperfeiçoando. No grupo seguinte de Oberdan, o Abolição, outros encontros aconteceram, agora decisivos na formação da Black Rio. Oberdan conheceu Luis Carlos (bateria) e um naipe afiado: Barrosinho (trompete), Lúcio J. da Silva (trombone). Luis Carlos, por sua vez, nunca deixou de trocar figurinhas na noite com caras como Cláudio Steverson (guitarra), Jamil Joanes (baixo) e Cristóvão Bastos (teclados), com quem ocasionalmente formaria o Senzala, de breve existência. Num determinado momento, os grupos se cruzaram e nasceu a Banda Black Rio, com a ideia de fazer um funk brasileiro, música para dançar em idioma universal, mas sentimento local. Black Music , sim, soul power, sim, mas tudo à moda da casa (cujo endereço o grupo levava o nome). Vozes eram ouvidas aqui e ali, mas o forte do grupo era mesmo o som instrumental, refinado e cheio de balanço. Foram três discos fundamentais (depois de Maria Fumaça, vieram Gafieira Universal, de 1978, e Saçi Pererê, de 1980), algumas mudanças internas e um fim tristemente antecipado, com a morte de Oberdan em um acidente de carro, no Rio, em 1984. Mas valeu. E como! Em tempos bicudos de repressão (e no auge da disco music), a Banda Black Rio pregava a revolução da dança e fazia subversão ao seu modo, revisando clássicos da musica brasileira (como Tico-Tico no Fubá) ou colocando James Brown para dançar numa gafieira (na levada malandra e funkeada de Gafieira Universal). Era a bossa nova do negão, o acid samba, o jazz pagode, o futuro em português bem claro.
Black Rio? Oh, yeah!
(O ótimo texto acima é a íntegra do que consta na parte interna do encarte, provavelmente de autoria de José Milton e/ou Marcelo Falcão, responsáveis pelo projeto, pesquisa e seleção de repertório)
LISTA DE MÚSICAS DO ÁLBUM:
00:00:00 Rio de Fevereiro (Oberdan Magalhães – Hélio Matheus)
00:03:24 Profissionalismo É Isso Aí (João Bosco – Aldir Blanc)
00:06:56 Vidigal (Oberdan Magalhães – Valdecir Nei)
00:10:35 Cravo e Canela (Milton Nascimento – Ronaldo Bastos)
00:12:56 Melissa (Oberdan Magalhães)
00:16:22 Amor Natural (Jorjão – Zé Rodrix)
00:20:23 Chega Mais [Imaginei Você Dançando] - (Luiz Carlos Batera – Valdecir Nei)
00:23:12 Tem Que Ser Agora (Luiz Mendes Jr. – Gastão Lamounier)
00:26:32 Subindo o Morro (Claudio Stevenson)
00:29:44 Expresso Madureira (Claudio Stevenson – Jorjão)
00:33:44 Tico Tico No Fubá (Zequinha de Abreu)
00:37:18 Gafieira Universal (Barrosinho – Claudio Stevenson)
00:40:27 Saci Pererê (Gilberto Gil)
00:44:06 Miss Cheryl (Jorjão)
Obrigado por ter me acompanhado até aqui. Se gostou muito, compartilhe com a sua galera e deixe o seu importante comentário, OK? Ah! Seria ótimo se você se inscrevesse no canal.
Abraços ByRSylvestre
AVISO LEGAL:
Este vídeo é apenas para entretenimento, sem fins lucrativos. Todos os direitos autorais sobre as obras são reservados somente aos seus autores originais ou aos seus representantes legais, não havendo aqui nenhuma intenção de infringir estes direitos.
NOTE:
No attempt to violate copyright. Copyrights belong to their original owners. Video nonprofit. Musical videos posted on this channel are for entertainment purposes only.
follow us on Twitter      Contact      Privacy Policy      Terms of Service
Copyright © BANDMINE // All Right Reserved
Return to top