Quadrilha Junina Evolução - Homenagem a Chico Science - Video
PUBLISHED:  Jun 23, 2017
DESCRIPTION:
"Coco, maracatu, maculelê e manguebeat. Juntos, eles são parte dos ritmos que fazem o Carnaval do Recife. Mas em 2017 eles também farão parte do São João da capital pernambucana. Pode parecer um pouco estranho, mas, misturados com o forró, eles dão forma à apresentação da quadrilha junina Evolução, do bairro de Santo Amaro.
Com o tema "Chico Vive", o grupo vai trazer para as quadras de competição a trajetória da vida de Chico Science. A ideia foi do fundador e coreógrafo do grupo, que atende pelo apelido de Pinho, pelo qual faz questão de ser chamado. Com formação em ballet clássico e popular, ele já participou de diversos espetáculos sobre o artista, além de ser fã do cantor.
"Sempre gostei e ouvi muito Chico, e neste ano queria fazer algo que me tirasse da zona de conforto", explica,em conversa com o LeiaJá, o coreógrafo, que ostenta no pescoço um colar com pingente de caranguejo, símbolo do movimento Mangue. Coincidência ou não, em 2017 completa-se 20 anos da morte do músico que revolucionou a cena artística de Pernambuco.
As apresentações de quadrilha normalmente giram em torno dos santos católicos, fogueiras e balões. Já no espetáculo da Evolução, o foco é Chico, a lama e os caranguejos. Tudo isso retratado na coregografia, que deixa um pouco de lado o habitual balancê, para dar lugar aos passos de hip hop, coco e danças africanas. Além das “mungangas” e trejeitos de Chico Science, representado na quadrilha pelo jovem Denilson, de 19 anos.
Apesar de já ter ouvido algumas músicas do manguebeat, ele confessa que só passou a conhecer melhor a história do artista com os ensaios da apresentação. ”Sempre ouvia pelos carnavais, mas com a quadrilha eu comecei a pesquisar mais sobre ele (Chico)”, conta o rapaz.
Ainda saindo do convencional, o casamento tragicômico típico das encenações de quadrilha, se transforma na poética união de Chico com a noiva Risoflora, representando a cidade do Recife. Mas o maior desafio da Evolução foi rearranjar 11 músicas de Science para o ritmo de forró. Nadja Araújo, a cantora da quadrilha, foi a responsável por organizar uma banda especial para 'dar conta do recado'.
“Manguebeat é um ritmo muito tocado no carnaval, e transformar ele em junino é complicado’, explica a cantora. “Nós mantemos a zabumba, sanfona e triângulo, típicos do forró, e adicionamos baixo, guitarra, ganzá, atabaque e alfaia, que são bem presentes na música de Chico Science.” No fim, tudo se encaixa.
Reconhecimento
O tema escolhido pela quadrilha chamou a atenção de amigos e familiares de Chico Science. Rita Marques de França, a mãe do artista, sua irmã e o músico Gilmar Bola8, fundador da Nação Zumbi com Chico Science, marcaram presença em um dos últimos ensaios antes da estreia da apresentação.
“Foi muito emocionante, tanto para mim, quanto para a mãe de Chico”, relatou Pinho. “Ela disse ter gostado muito do espetáculo e isso me deixou bastante feliz. Ter a aprovação dela significa muito para nós.”
A quadrilha junina Evolução estréia seu coreografia no próximo dia 2 de junho, no Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste, no Sesc do município de Goiana."
fonte: LEIA JÁ - 31/05/2017
link do Jornal: http://saojoao.leiaja.com/noticias/2017/05/31/quadrilha-junina-homenageia-chico-science-no-seu-arraial
follow us on Twitter      Contact      Privacy Policy      Terms of Service
Copyright © BANDMINE // All Right Reserved
Return to top