Arthur Verocai | No Voo do Urubu | Selo Sesc - Video
PUBLISHED:  Dec 07, 2016
DESCRIPTION:
EXUBERANTE - por Ruy Castro

Compositores e arranjadores são animais distintos na floresta e, não raro, hostis entre si. Disputam as mesmas presas: a beleza, a complexidade, a inspiração – enfim, a música –, e cada qual costuma se atribuir o crédito pelo sucesso do outro. Arthur Verocai é dos poucos a desconhecer esse problema: compositor, ele é seu próprio e completo arranjador, e os dois se embrenham juntos pela mata, partilhando segredos e descobertas.

Não apenas isso como, em Verocai, a composição nasce muitas vezes diretamente do ar¬ranjo e vice-versa. As linhas melódicas surgem ao mesmo tempo em que ele cria as massas sonoras; suas harmonias exigem a instrumentação que ele escolheu, e nenhuma outra; e, sendo ele um e outro, cabe ao arranjador povoar os espaços conquistados pelo compositor.

Verocai é generoso. Numa música popular tão carente, por exemplo, de cordas e metais, como a nossa, ele nos serve fartas porções de ambos. Seus trompetes me lembram a or¬questra de Stan Kenton; seus violinos, os ziguezagues de Bernard Herrmann. Se esses dois gênios não tinham nada em comum, passam a ter nos arranjos de Verocai.
Em outros tempos, No voo do urubu, com sua vibrante enumeração de postais do Rio, to¬caria dia e noite no rádio, e a belíssima “Minha terra tem palmeiras”, com letra do falecido Paulinho Tapajós, logo seria elevada à categoria de clássico. Mas, como vivemos na vida real, resta-nos o privilégio de sermos os poucos e felizes a poder escutar essas grandes canções – essas e as de No voo do urubu, de ponta a ponta tão exuberante.

-----

00:00 No Voo do Urubu part. Seu Jorge
05:48 O Tempo e o Vento
09:17 Oh! Juliana part. Danilo Caymmi
14:49 Minha Terra Tem Palmeiras part. Lu Oliveira
17:44 A Outra part. Vinícius Cantuária
21:05 Cigana part. Mano Brown
24:06 O Tambor part. Criolo
27:39 Snake Eyes
31:43 Na Malandragem
35:32 Desabrochando
follow us on Twitter      Contact      Privacy Policy      Terms of Service
Copyright © BANDMINE // All Right Reserved
Return to top