Yun-Fat

Location:
Salvador, Bahia, BR
Type:
Artist / Band / Musician
Genre:
Death Metal / Grindcore / Experimental
Site(s):
Label:
Torto Fono Gramas
Type:
Indie
YUN-FAT - He Wants a Bullet Between His Eyes (Official Video).



Formada em 2004, por maníacos interessados em mesclar influências de todos os tipos de música não-pesada às suas raízes no Death Metal, o Yun-Fat teve como primeiro nome, Chow Yun-Fat, em homenagem ao ator chinês de mesmo nome.

Após alguns shows em Salvador, sua cidade de origem, a banda decidiu gravar o seu primeiro disco, intitulado “Action Movie Stunts Get To Die”. O álbum, lançado pelo selo baiano “Torto Fono Gramas” em novembro de 2007, foi produzido por Jera Cravo e pela própria banda.

O disco contém 10 faixas e demonstra a banda em seu melhor momento, fundindo com classe e bom gosto a agressividade extrema do Death Metal e Grindcore ao Hardcore e passagens de Samba e Bossa Nova. Com letras que se distanciam completamente dos arcaicos paradigmas do Heavy Metal, o Yun-Fat pode ser de difícil digestão, mas comprometer a sua música nunca esteve em seus planos.

Em Julho de 2008 a banda representou a Bahia na décima edição do festival cearense “Forcaos”, na cidade de Fortaleza, onde fez uma apresentação que recebeu muitos elogios de público, organização e crítica.

Atualmente, a banda encontra-se em processo de composição das músicas que farão parte do novo álbum, que tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2009.



"ACTION MOVIE STUNTS GET TO DIE" REVIEWS



O metal brasileiro nunca morreu e agora ganhou algo próximo ao System of a Down, só que melhor. O som dos soteropolitanos Yun-Fat (alguém se lembra do rival de Van Damme em "O Grande Dragão Branco"?) é violento, mas até do seu lodo nascem algumas flores melódicas. Com bumbo duplo e guitarras imundas, a banda é bem-humorada sem ser um Massacration e técnica sem ser uma chatice como o Angra. O vocal grotesco e gutural de Hiram é fantasticamente podre, e a bateria de Louis tritura.

Por Márvio dos Anjos. Folha de São Paulo, FolhaTeen – Nota 5/5. 07/04/2008.



[.] O Yun-Fat está estreando em disco com “Action Movie Stunts Get To Die”, um registro com características mais do que suficientes para dividir a opinião pública em qualquer canto do mundo. O mais interessante é que, apesar da insanidade dos arranjos, nada soa realmente forçado. E isso apenas comprova toda a intimidade que os músicos possuem com seus instrumentos, sensatez (ou não?) no momento de fazer as experimentações e, por fim, estarem naturalmente em uma fase bastante criativa.

São mudanças de andamento inesperadas, linhas vocais berradas que dão lugar a outras impensáveis, o flerte com a Bossa Nova aparece vez ou outra, deixando o ouvinte meio desgovernado – atentem para “He Wants A Bullet Between His Eyes”, a faixa que melhor representa toda a proposta dos baianos, por exemplo. E há outras canções excelentes como “Her Hand Is Having Goodbye (Aquidabã)” e a incrível versão para “Sunday Bloody Sunday” (U2), onde o Yun-Fat inseriu muito de seu estilo, mas mantendo as características originais que fizeram desta música um clássico. Com certeza as primeiras audições serão traumáticas à maioria dos ouvintes, e os mais radicais compreensivelmente terão grandes chances de não apreciarem a inusitada proposta do conjunto. Normal, este é o preço a se pagar por tamanha ousadia. Em contrapartida, aqueles que estão procurando musicalidades alternativas dentro do Heavy Metal encontrarão em “Action Movie Stunts Get To Die” um trabalho riquíssimo, inspirado e, é claro, esquisito no melhor dos sentidos. Procure conhecer e tire suas próprias conclusões!

Por Ben Ami Scopinho. www.whiplash.net – Nota 8.



[.]Action Movie Stunts Get to Die é um trabalho que foi composto para provar que os paradigmas estão aí para serem quebrados a todo instante. Louco em demasia? Pode até ser, mas esse CD vai dar muito o que falar, principalmente, por estar inserido numa cena que precisa de novas propostas artísticas com urgência. Nota 1000!

Por Eduardo Macedo. www.novometal.com - Nota 10.



[.]Realmente é muito difícil destacar alguma música deste CD do Yun-Fat, o que é maravilhoso! Já que não é todo dia que vemos lançamentos nacionais com tanta ousadia, técnica e ótimas composições fazendo todas essas misturas de forma equilibrada e muito bem trabalhada. Sinceramente, ainda não descobri um ponto fraco do CD, o que já me faz considerar um dos melhores CDs nacionais do ano. Longa vida ao Yun-Fat!

Por João Henrique. Horns Up! Magazine 2 - Agosto/Setembro 2008. Nota 10.



[.] não tem como não sorrir com o canto da boca quando a pesada He Wants A Bullet Between His Eyes vira bossa-nova, pontuada por efeitos de Super Mario Bros., para então se transformar em Tico-Tico No Fubá

Por Danilo Fraga. Jornal A Tarde, Caderno Dez! - 27/11/2007.
0.02 follow us on Twitter      Contact      Privacy Policy      Terms of Service
Copyright © BANDMINE // All Right Reserved
Return to top