MIND DA GAP

Location:
Porto, Portugal
Type:
Artist / Band / Musician
Genre:
Hip Hop
Site(s):
Label:
Nortesul
Type:
Major
A carreira dos Mind da Gap é um caso raro de persistência e sucesso.
Desde o seu nascimento em 1993, ainda como Da Wreckas, a banda não parou de crescer, sem nunca ter deixado de ser fiel aos seus princípios, evitando os caminhos mais fáceis e as mais vãs tentações.
Foi sempre o amor ao Hip Hop que os moveu, e o acreditar que havia espaço para a afirmação do género entre nós que determinou a forma decidida como estruturaram a sua carreira.
Em 1994, depois de terem recusado participar no "Rapublica", gravam a sua primeira maqueta como Mind da Gap e causam desde logo grande impacto no meio, chegando ao primeiro lugar do top de ouvintes do Rapto (programa de rádio de José Marinho e referência máxima do movimento em Portugal), onde permanecem durante inúmeras semanas, com "Piu Piu Piu". Assinam contrato com NorteSul e gravam o seu E.P. estreia que é editado no início de 95. O talento da banda é inegável, os seus instrumentais surpreendentes, e o estilo dos seus rappers único, mordaz e promissor na forma como aproveita o potencial fonético da nossa língua. A sua estreia em álbum aconteceu em 97 com "Sem Cerimónias" e foi sem dúvida um momento decisivo para o Hip Hop nacional.
O entusiasmo gerado pelo sucesso do "Rapública" tinha dado lugar ao cepticismo e à desconfiança em relação ao género, depois de apostas que não passavam de aproveitamentos pouco sérios do entusiasmo inicial terem falhado e, numa altura em que o investimento editorial no Hip Hop nacional era praticamente nulo, os Mind da Gap oferecem-nos o seu primeiro grande exercício de qualidade e maturidade estética. Enquanto muitos desistiam o colectivo reforçava a sua vontade de impor o género entre nós e, com a cumplicidade da sua editora investiam como nunca (a contratação do Eng. nova-iorquino Troy Higtower para misturar o disco é prova disso) na execução de um álbum que viria a ser o primeiro momento sério e definitivo do Hip Hop português. Depois de "Sem Cerimónias" nunca mais o movimento seria o mesmo, e a fasquia era agora mais alta do que alguma vez se teria pensado anteriormente.



Em 2000 surge "A Verdade" e, mais uma vez os Mind da Gap crescem e inovam. Instrumentalmente Serial confirma-se em definitivo como um produtor genial capaz de surpreender constantemente, tendo em Ace e Presto os aliados perfeitos, conseguindo que o discurso da banda seja cada vez mais coeso, fluido e acima de tudo personalizado. O Português parece agora uma língua desenhada para o género…
Chega 2002 e "Suspeitos do Costume". A maturidade da banda é inquestionável, a sua segurança impressionante, a sua coesão impar. A fasquia volta a subir e este novo registo afirma-se como uma obra maior, o momento de maior génio do Hip Hop nacional. Um álbum que ultrapassa os limites naturais do movimento e que duma vez por todas coloca a banda como uma das referências fundamentais da mais jovem geração nacional. Isso leva "Suspeitos do Costume" a alcançar o galardão de disco de prata. Um feito pioneiro no Hip Hop nacional.
A banda desdobra-se em concertos, corre o país de norte a sul e a vizinha Espanha (onde o seu 1º álbum foi editado, tendo sido extremamente aclamado), angaria cada vez mais militantes, consolida como nunca o género por todo o território nacional e prova duma vez por todas, apesar de inúmeras resistências, que existe espaço para o movimento no mercado discográfico português.
Em 2006 depois de 4 anos, de sucesso, na "estrada", os MDG voltam em 15 Maio 2006 com um novo e entusiasmante álbum, onde se reforça e aumenta toda a maturidade e crescimento artístico dos seus elementos. Produzido, como sempre, por DJ Serial e acompanhado pelas rimas de Ace e Presto, as canções de "Edição Ilimitada", o nome dado a este novo registo, edição NorteSul, tiveram o "toque" de Troy Hightower que misturou o álbum e que volta assim a colaborar com os MDG. A prova de tudo isto é a sua nomeação para melhor banda nos prémios MTV EUROPEAN MUSIC AWARDS 2006.
Depois de 2 anos na estrada com a Digressão "Edição Ilimitada" é editada em 2008 a sua 1ª compilação, de nome "Matéria Prima" (1997-2007), que faz o balanço de dez anos de gravações dos quais resultaram quatro álbuns, e que fazem dos Mind da Gap uma referência incontornável da música de expressão urbana nacional. Três inéditos e outras surpresas estão incluídas neste trabalho.
Em 2010 assinam pela editora Meifumado e editam em Abril o seu 5º álbum de originais
"A Essência". Como sempre as estruturas solidificadas por uma corrida em massa ao hip-hop (e para longe dele) são abaladas por um álbum que conta com a habitual mestria de Serial, na produção, e ataques verbais dos MC Ace e Presto.
De temas festivos à pura introspecção, eles sabem quem são, sabem para onde vão.
A perspicácia da escrita é sustentada por suculentos beats com o propósito de contaminar os melómanos mais exigentes. Temas como " A Essência", " Não Pára" e "Sintonia", entre outros, são desde logo sucessos radiofónicos, bem como do conhecimento e apreciação do grande público que sempre acompanhou os Mind da Gap.
2012 É ano de outro "GRANDE" álbum de Hip Hop " Regresso ao Futuro" o 6º álbum de originais da banda. "Este Beat" e " O Jardim", este o mais recente, são os dois singles de antecipação.
Os MDG entram nesta sua nova fase com uma formação mais alargada, em formato "banda" com André Hollanda (Zen e Jorge Palma) na Bateria, Sérgio Freitas (We Trust) nas Teclas e o DJ Slimcutz, que "atira" para outra dimensão, os mais do que aclamados concertos da banda, não deixando no entanto de se apresentarem também como sempre os conhecemos…
Com o espírito que os caracteriza, os MDG viram mais uma página na sua carreira e acrescentam uma outra na história do hip-hop em português.



DISCOGRAFIA:
1995 – "Mind da Gap" – E.P
1996 – "Flexogravity" – E.P Com Blind Zero
1997 – "Sem Cerimónias"
2000 – "A Verdade"
2002 – "Suspeitos do Costume"
2006 – "Edição Ilimitada"
2008 – "Matéria Prima" (1997 – 2007)
2010 – "A Essência"
2012 – "Regresso ao Futuro"
Management / Agenciamento:
Xinfrim - mdg@xinfrim.pt
www.facebook.com/minddagapofficial
www.youtube.com/user/MindDaGapOfficial
0.01 follow us on Twitter      Contact      Privacy Policy      Terms of Service
Copyright © BANDMINE // All Right Reserved
Return to top