Fabio Torres

Location:
São Paulo, São Paulo, BR
Type:
Artist / Band / Musician
Genre:
Jazz / Bossa Nova / Acoustic
Site(s):
Label:
Maritaca
Type:
Indie
Entrevista | Programa "Sala de Música" | Rádio CBN - (01/05/2010)



http://migre.me/Cck6



***



Nascido em janeiro de 1971, Fabio Torres iniciou seus estudos de música logo aos cinco anos de idade. Após formar-se em piano erudito no conservatório, em 1990, ingressou no curso de Composição na Escola de Comunicações e Artes da USP. Nesta fase, paralelamente ao estudo da música eurdita, o músico lecionava piano, tocava em bandas de baile e casas noturnas, onde praticava a música popular.



Em 1992, aos 22 anos, formou a Banda Mistura e Manda, com a qual gravaria seu primeiro CD. No ano seguinte, venceu o Projeto Nascente –prêmio da Editora Abril destinado a revelar talentos na USP – na categoria Música Popular. A partir daí, passa a tocar e gravar com inúmeros artistas da MPB como: Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeom, Vânia Bastos, Eduardo Gudin, Heraldo do Monte.



Em 1996, vai ao exterior pela primeira vez, tocando com a cantora Célia no Principado de Mônaco. A esta altura, sentindo a necessidade de realizar seus próprios projetos artísticos, inicia um duo com o flautista Rodrigo y Castro. Em 1998, os dois chegam à final do "I Prêmio Visa de Música Instrumental", recebendo elogios da crítica e gravando o CD dedicado aos finalistas ao lado de Hamilton de Holanda e Nelson Veras. Neste mesmo ano, participando do Projeto "Chorando Alto" ao lado de Hamilton, realizam um dos shows mais elogiados do festival que reuniu nomes como Egberto Gismonti e Herbie Man.



Em 1999, passa a tocar com a cantora Rosa Passos. Parceria essa que resultaria em inúmeras turnês pelas Américas, Europa e Ásia e também vários CDs gravados. Com Rosa, tocaria em alguns dos maiores festivais de jazz do mundo como Umbria e Vitoria-Gasteiz. No último CD lançado pela cantora, Romance (Telarc, 2008,) Fabio assina boa parte dos arranjos e toca em todas as músicas. Sua participação rendeu elogios da crítica nacional e internacional. Paralelamente ao trabalho com Rosa, o músico tocou com Ivan Lins, Toninho Horta, João Donato, Roberto Menescal, Leila Pinheiro, Joyce, Fátima Guedes, Zizi Possi, Leny Andrade entre outros.



Em 2000, inicia outra parceria com o instrumentista e compositor Chico Pinheiro. Além de shows pelo Brasil, Fabio toca nos quatro Cd's do guitarrista, tendo o último (lançado no Japão) participações da cantora Dianne Reeves e do saxofonista Bob Mintzer.



Em 2005 lança o CD "Corrente" ao lado de Paulo Paulelli e Edu Ribeiro. O Trio Corrente misturou samba, bossa, choro e jazz, criando um estilo inconfundível que recebeu elogios da crítica e de músicos de jazz renomados como Ron Carter. Nos anos seguintes, o trio tocou em inúmeros festivais de jazz no Brasil e em 2009 realiza em parceria com o bar "Ao Vivo Music" o Projeto "Trio Corrente Convida" com Joyce, Hamilton de Holanda, Leila Pinheiro e Mônica Salmaso. Em setembro de 2009, o grupo vai pela primeira vez à Europa, tocando em Clubes de Jazz sempre cheios e para um público ávido por ouvir o jazz brasileiro. Em 2010, convidam o saxofonista cubano radicado em Nova Yorque, Paquito de Rivera, para dois concertos no Festival de Jazz de Guaramiranga.



Em 2008, lança outro CD em trio junto a Celso de Almeida e Paulo Paulelli. Com este trabalho apresentaram-se no Festival de Jazz de Buenos Aires (Argentina - outubro/2008) e no Festival de Jazz de Barquisimeto (Venezuela - Novembro/2009) além de inúmeros shows no Brasil.



O ano de 2009 é marcado pelo lançamento de seu primeiro CD autoral, Pra Esquecer das Coisas Úteis.



Outros fatos marcantes da carreira:



- Viaja para a Escandinávia para se apresentar com a Orquestra Brasileira Escandinavia e tem sua participação elogiada pela crítica local. (Julho/2007)



- Grava o CD "Rio" do trompetista alemão Till Brönner (vencedor do Prêmio Echo), projeto que teve a participação de Milton Nascimento, Vanessa da Mata, Annie Lennox, Sergio Mendes, Luciana Souza, entre outros, e foi produzido pelo vencedor do Grammy, Larry Klein.(Maio/2008)



- Viaja ao Japão, com Fabiana Cozza e Marcel Powell, participar do "Tributo à Baden Powell" realizado pelo saxofoista japonês, Sadao Watanabe. (Dezembro/2008).
0.02 follow us on Twitter      Contact      Privacy Policy      Terms of Service
Copyright © BANDMINE // All Right Reserved
Return to top